Foto: Divulgação/PMSM
Como medida preventiva às fortes chuvas que atingem Santa Maria neste final de semana, a prefeitura informou que ampliou o número de vagas em abrigos para acolhimento de pessoas afetadas. A Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), localizada na Rua Montanha Russa, número 246, no Bairro Itararé, foi preparada para receber até 20 pessoas. Este abrigo é prioritário para moradores das vilas no entorno do Morro do Cechella, como a Vila Canário, Vila Nossa Senhora Aparecida (também conhecida como Churupa) e Vila Bürguer.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Também no Bairro Itararé, a Igreja Santa Catarina, que acolhe 47 pessoas, passou a contar com mais 30 pontos de acomodação no salão da paróquia desde sábado (11). Com o aumento, o município chega a 200 vagas à disposição de pessoas que venham a necessitar de abrigo.
— Providenciamos 20 lugares na Abamf, no Itararé, para acolhimento imediato caso necessário, com capacidade para ainda mais vagas. O Executivo Municipal também está em contato com outros pontos para poder atender mais de 500 acolhimentos — explica o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.
Atualmente, são 96 pessoas desabrigadas na cidade, sendo 49 acolhidas no Centro Desportivo Municipal (CDM) e 47 na Igreja Santa Catarina (Bairro Itararé). Além disso, há 20 pessoas em situação de rua alojadas na Igreja Batista Independente. Todos os espaços têm acesso à alimentação, higiene e roupas.
No estado
Em levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com as secretarias municipais de Assistência Social, foi apurado que 722 abrigos temporários receberam pessoas afetadas pelas enchentes em todo o Estado desde o final de abril, quando os primeiros municípios foram atingidos. Leia mais no link.
Leia também